Asgav Notícias

Avaliação Conjuntural e os Impactos na Avicultura
17/04/2018

voltar
Avaliação Conjuntural e os Impactos na Avicultura

A ASGAV realizou encontro para tratar da atual conjuntura e a importância da avicultura no cenário regional e nacional.
O ano de 2018, seria uma porta aberta para o crescimento do setor avícola do RS e Brasil, mesmo com as oscilações no mercado de grãos que acompanham o setor historicamente. A busca voraz pelo produto avícola brasileiro por outros países, amenizaria os impactos do custo de produção. Não obstante, novamente o setor foi atingido pelos respingos da Operação Trapaça (3ª Etapa da Operação Carne Fraca) onde, novamente os desdobramentos afetaram o setor como um todo, acentuando em paralelo outras dificuldades que assolam a avicultura.
A suspensão das exportações para União Europeia de algumas plantas da BRF preocupam o setor, pois são volumes consideráveis e o mercado Europeu é uma credencial de entrada e prospecção para outros mercados.
Durante o encontro o Presidente da ASGAV apresentou números expressivos que evidenciam em bom tom a importância da avicultura na econômia regional e nacional.
“Não somos produtores e fornecedores de alimentos nocivos para saúde humana, muito pelo contrário a carne de frango, ovos e seus derivados são ricos em vitaminas e nutrientes que suprem as necessidades alimentares de milhões de pessoas no Brasil e no Mundo.” registrou Freiberger, referindo-se aos danos na imagem do setor, causados pelos reflexos das etapas das operações carne fraca.
Em um outro momento do encontro foi abordado o tema grãos, em especial o milho que tem historicamente trazido preocupações e impactos nos custos do setor.
O diretor executivo da Seara Alimentos, Arene Trevisan, apresentou dados preocupantes relacionados a produção de proteinas no sul do país e as áreas de produção de grãos em outras regiões do país.
Alternativas para reverter o quadro de escassez do milho no RS e Santa Catarina foram apresentadas e o envolvimento e interesse dos Governos Estadual e Federal foi novamente solicitado pelo setor. A redução tributária como Pis/Cofins na esfera federal, o Icms no estado, e outros incentivos que viabilizem um menor custo de produção e aquisição de milho, foram apontados pelo setor.
As podenderações salientam a importância de adoção destas medidas a curto prazo que ajudariam na manutenção e desenvolvimento das cadeias produtivas, comparadas com o retorno que as atividades de avicultura e suinocultura geram para econômia.
Outras medidas de médio e longo prazo, como a logística de escoamento de grãos por meio de hidrovias e ferrovias foram discutidas assim como outras alternativas de suprimento.
O encontro contou com empresários, produtores, representantes do governo do estado, governo federal, parlamentares estaduais e federais, entidades e imprensa ligada ao agronegócio.
A forte mobilização registrada é mais uma demonstração da Asgav, que está alinhada com as diretrizes da ABPA Associação Brasileira de Proteína Animal, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e do próprio setor, visando a busca de soluções para os impasses e entraves que a avicultura vem enfrentando.

Fonte: Comunicação ASGAV / SIPARGS