Asgav Notícias

Avicultura gaúcha ainda aguarda recursos após enchentes
07/08/2024

voltar
José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo ASGAV

Declaração foi feita pelo presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, durante o Siavs 2024.

Terceiro maior produtor de carne de frango e segundo maior exportador de ovos do Brasil, o Rio Grande do Sul tem se esforçado para retomar os volumes de produção e manter as exportações após as enchentes que atingiram o Estado, mas recursos importantes que foram prometidos ainda não chegaram. O alerta é do presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos.

Durante a tragédia climática, aviários, estruturas de armazenagem e algumas indústrias e equipamentos foram danificados. Até hoje, cerca de três meses após a tragédia, produtores e empresários ainda aguardam a liberação de recursos do governo federal para se reestruturarem. “Estamos buscando recursos que governo federal prometeu para o setor, que é muito importante para a balança comercial, é arrecadador de divisas. Buscamos um suporte emergencial”, apontou José Eduardo.

Ele destacou ainda que essa volta à normalidade é importante não só para a avicultura, mas para setores adjacentes e para a economia do Rio Grande do Sul. “Temos setores que dependem do nosso bom desempenho, como o setor de embalagens, de grãos, transporte e profissionais das mais diversas áreas. Temos uma interligação com muitos setores. O governo precisa estar atento a isso e dar o amparo com recursos e com celeridade”, cobrou José Eduardo dos Santos.

O presidente executivo da Asgav ainda falou sobre outros assuntos durante entrevista exclusiva ao jornal O Presente Rural. Confira em vídeo a matéria completa.

 

Fonte: O Presente Rural