Notícias
Cases de marketing e promoção ao consumo de ovos integram a programação desta terça-feira de Conbrasul
13/06/2017
voltar
O segundo dia da Conbrasul Ovos 2017 é voltado aos cases de marketing e promoção ao consumo de ovos. Durante a manhã, foram apresentados os cases nacionais dos estados do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e do Instituto Ovos Brasil (IOB), além do case internacional da International Egg Commission (IEC) e Organização Mundial do Ovo – UK Londres.
O presidente da Associação Cearense de Avicultura (ACEAV), João Jorge Reis, foi o primeiro a falar. A palestra abordou as iniciativas da ACEAV na divulgação dos benefícios do ovo, buscando romper antigos preconceitos ainda presentes na mentalidade dos consumidores e formadores de opinião. "Aliado a isso, reforçamos a importância de consumir ovos de produtores do Ceará. Para tocar o projeto, que já conta com mais de 20 anos entre iniciativas pontuais e sazonais, contamos com o dinamismo da equipe interna de desenvolvimento que se encarrega desde a criação até o gerenciamento das ações que são propostas", disse Reis.
Entre as diversas iniciativas realizadas, foram evidenciadas as que estreitam o contato com a comunidade acadêmica, por meio de cursos e palestras oferecidos para os estudantes da área de nutrição, nos quais são desmistificados os preconceitos, esclarecidos os benefícios do consumo do ovo e divulgadas novas pesquisas. Outro ponto de destaque foi a apresentação da parceria entre a ACEAV e a Campanha Outubro Rosa, quando foi realizado um amplo trabalho de divulgação do ovo junto ao público eminentemente feminino em um evento que reuniu cerca de 5 mil pessoas de todas as classes sociais. "Distribuímos material enfatizando as pesquisas que demonstram a importância do nutriente Colina, presente no ovo, e que ajuda na prevenção do câncer de mama quando ingerido desde a infância, reduzindo em até 25% o risco de incidência", alertou Reis.
Em seguida, o diretor executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), Nélio Hand, apresentou as iniciativas desenvolvidos nas cidades de Vitória e Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo.
O projeto "Alimento Ovo na Rede Municipal de Ensino de Vitória" é responsável por capacitar nutricionistas e merendeiras por meio de treinamentos e palestras relacionadas à saúde humana, valorizando a saudabilidade do ovo e a sua praticidade na preparação de pratos. O projeto pedagógico "Avicultura de Postura Comercial: Valorizando a Identidade Socioeconômica de Santa Maria de Jetibá" tem por objetivo potencializar o conhecimento da comunidade escolar do município sobre a avicultura de postura comercial, destacar os aspectos de sanidade em aves de produção, sensibilizar quanto às vantagens nutricionais do alimento ovo, esclarecer mitos e paradigmas, entre outras questões.
Depois do representando do Espírito Santo, foi a vez do presidente do IEC e Organização Mundial do Ovo, Cesar de Anda, relatar as "Atividades IEC no mundo e os rumos da produção mundial de ovos". "Necessitamos que o mundo coma mais ovos. E como vamos fazer isso?", questionou.
Cesar de Anda enfatizou a necessidade do trabalho em equipe dos países produtores de ovos em prol desse objetivo e afirmou que, até 2050, o ovo será considerado o alimento mais importante para a humanidade. "É um alimento nutriente e uma forma de levar saúde à família", ressaltou. O IEC é uma organização não-governamental que reúne empresas de mais de 80 países a fim de promover o desenvolvimento da indústria, produção e consumo de ovos e que apoia oficialmente o Projeto Ovos RS.
Após um breve intervalo, o diretor executivo da Asgav/Sipargs, coordenador do Projeto Ovos RS e coordenador executivo da Conbrasul Ovos 2017, José Eduardo dos Santos, fez um resgate dinâmico dos quase cinco anos de atividade do Projeto Ovos RS, suas diretrizes e algumas estratégias desenvolvidas para a valorização do alimento ovo e dos envolvidos na produção. "As atividades de promoção e marketing são desenvolvidas em paralelo às atividades técnicas, destacando a importância do selo de referência Ovos RS", explicou Santos.
Principais atividades desenvolvidas
• Atividades de assistência técnica e orientação aos produtores.
• Atividades assistenciais e de apoio a entidades beneficentes e escolas.
• Lançamento e realização do Programa de Capacitação e Inovação Ovos RS no segundo semestre de 2015.
• Atividades promocionais de incentivo ao consumo de ovos: anúncios, comerciais, rádios, TVs, outdoors...
• Embaixador do International Egg Commission (IEC) no Brasil.
• Semana do Dia Mundial do Ovo.
• Alcance e visualizações 2013 a 2015.
Além de todas as peças promocionais que foram produzidas nos últimos anos, ainda foram desenvolvidos alguns comerciais com desenhos e animação incentivando o consumo de ovos, que foram apresentados na ocasião. "Tenho certeza que todos que estão conosco hoje participando do Projeto Ovos RS estão muito satisfeitos", garantiu o coordenador. "Vimos a importância de manter atividades de ajuda e orientação ao produtor e atividades contínuas de incentivos e promoção do ovo. Nossa principal conquista é o aumento do consumo de ovos no Rio Grande do Sul para 227 unidades por habitante, conforme levantamento do departamento de Economia da Fiergs", revelou Santos.
Para finalizar as atividades da manhã, o presidente do Conselho Diretor do IOB, Ricardo Santin, apresentou a evolução do trabalho da entidade criada em 2007 com o objetivo de defesa e promoção do produto ovo, por meio do desenvolvimento de atividades de esclarecimento, envolvendo treinamento, capacitação e atualização de profissionais, como médicos e nutricionistas, além da população em geral, especialmente donas de casa, crianças e adolescentes. "Em 2016, reforçamos a atuação do IOB em nossos valores e em nossa missão maior: promover e qualificar o consumo dos ovos no Brasil. Afinal, somos uma entidade criada por produtores e para produtores. Conseguimos aumentar o consumo de ovos no Brasil, chegando a 191 ovos per capita. E sabemos que é possível chegar a muito mais", comemorou Santin.
Assessoria de Comunicação Conbrasul:
Coordenação: Luciana Brambilla Relações Públicas & Imprensa
Conteúdo jornalístico: Cristina Rispoli d'Azevedo