Asgav Notícias

CNA: Faturamento da agropecuária deve crescer 4,3% em 2019
07/12/2018

voltar
CNA: Faturamento da agropecuária deve crescer 4,3% em 2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou hoje (05) as perspectivas para o setor agropecuário em 2019. Diante do clima favorável, é esperada uma maior safra de grãos, com resultado positivo para o Produto Interno Bruto (PIB) (+2%) e também para o Valor Bruto da Produção (VBP), que deve crescer 4,3%.

O destaque do setor produtivo deve ser novamente a produção nacional de grãos, especialmente a soja, que de acordo com a CNA, deve ter aumento na colheita 2018/19 de 6%, devido à boas condições climáticas em praticamente todos os estados.

No cenário político, a CNA avalia ser necessária a conclusão das reformas tributárias e da previdência no novo governo para permitir o crescimento do setor. Outros pontos importantes para 2019 são a melhoria nas condições de infraestrutura e logística, segurança no campo, introdução de marcos regulatórios e a ampliação da assistência técnica e gerencial para produtores com o objetivo de propor a melhoria da renda do setor agropecuário.

A entidade também espera a conclusão de acordo comerciais com Coreia do Sul, México, Canadá e outros mercados, com medidas que promovam a facilitação do comércio, remoção de barreiras sanitárias e fitossanitárias e a redução de tarifas.

Exportações foram destaque em 2018

Durante coletiva para apresentar as estimativas, a entidade destacou as dificuldades enfrentadas pelo setor neste ano, como a greve dos caminhoneiros e do tabelamento do frete. Para a CNA, tais fatores provocaram a alta dos preços dos alimentos e dos fertilizantes.

No entanto, o setor foi destaque nas exportações, com receita de US$ 93,3 bilhões de janeiro a novembro, alta de 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado, respondendo por 42% das vendas externas totais do país. A agropecuária também deu importante contribuição na geração de empregos, com um saldo positivo de 74,5 mil postos de trabalho, 10% do total, sendo o quarto segmento que mais ofertou vagas no país.

Os produtos de maior destaque em 2018 foram soja em grãos, celulose, farelo de soja, carne de frango e açúcar de cana. Os destinos principais das exportações do agro brasileiro foram China (29%), União Europeia (17,2%) e Estados Unidos (6,7%).

Apesar do bom desempenho das exportações, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve fechar 2018 com queda de 1,6% em relação a 2017. A CNA destaca que o setor foi bastante prejudicado pela paralisação dos caminhoneiros, que encareceu o preço dos insumos agropecuários e afetou a comercialização da produção primária (dentro da porteira), que deve ter recuo de 4,2% por causa de problemas climáticos e da queda dos preços.

Fonte: Datagro
Créditos da Imagem: Datagro