Asgav Notícias

Embargo à Rússia obrigaria avicultores gaúchos a buscar novos mercados
02/03/2022

voltar
Embargo à Rússia obrigaria avicultores gaúchos a buscar novos mercados

Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo Santos avisa a coluna que novos mercados terão de ser conquistados caso o país imponha embargo à Rússia. Hoje, o mercado russo está entre os 10 principais importadores de carne de frango do Brasil e historicamente foi um dos maiores destinos de carne suína, tendo retomado as compras no último trimestre do ano passado. A Ucrânia, por sua vez, compra atualmente carne de frango do Brasil, sendo que as tratativas para a reabertura de carne suína estão em curso.

- Levaria alguns meses, mas, por tipo de produtos e cortes, teria que vender para outros países europeus.

Segundo o presidente da Asgav, embarca-se muito os cortes filé e peito, além do frango inteiro congelado. O Brasil vendeu 106 milhões de quilos de frango à Rússia em 2021, faturando US$ 167 milhões. Cerca de 12% disso sai do Rio Grande do Sul.

A alta de custos da agropecuária é uma preocupação que a coluna tem enfatizado. A Rússia é grande fornecedora de fertilizante, sem falar do milho produzido pela Ucrânia. Empresa com forte produção no Rio Grande do Sul, a Yara disse à coluna há duas semanas, quando da visita a Rio Grande, que já estava buscando fornecedores em outros países de insumos de fertilizantes.

- O leste europeu, Bielorrússia, Rússia, são importantes fornecedores de matéria-prima, como o cloreto de potássio, que é uma grande matéria-prima do fertilizante. A empresa está bem atenta, está trabalhando já com outros fornecedores também, para garantir o abastecimento dos nossos clientes. Está sendo um ano difícil para todos os setores, não apenas para o agronegócio. A gente enxerga esse impacto logístico acontecendo em todas as áreas. Inclusive faltando chip para produção de carro. Mas a empresa tem atuado e buscado diferentes fontes para minimizar qualquer impacto futuro para os nossos clientes - disse o diretor Lucas Elizalde, diretor de Operações da Yara no Rio Grande do Sul.

Fonte: Zero Hora
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV