Notícias
Entidades se reúnem para garantir presença do RS na ampliação das ferrovias brasileiras
14/02/2022
voltar
Alternativa de transporte que deve ser prioridade para diversos setores da economia do RS não estagnarem totalmente
Representantes da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, formada pelas entidades membros Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas no Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs), participaram de uma reunião com o senador Luis Carlos Heinze e com a coordenação do Conselho da Agroindústria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Conagro/Fiergs) para garantir que o RS seja contemplado na ampliação das ferrovias brasileiras, a exemplo do que está ocorrendo com os demais estados da Região Sul_ Paraná e Santa Catarina. A intenção é evitar problemas de abastecimento interno que se convertam em impactos na economia gaúcha.
Conforme informações do Ministério da Infraestrutura, o Brasil já tem 21 novas ferrovias em desenvolvimento, sendo que 9 projetos já estão autorizados e os outros 12 deverão seguir o mesmo caminho. Entre estas autorizações, consta a Ferroeste, que liga Cascavel, no Paraná, a Chapecó, em Santa Catarina. “É neste projeto de Cascavel à Chapecó que devemos dar continuidade e trabalharmos para atendermos a extensão até a região de Passo Fundo” comentou o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.
Segundo o senador Heinze, o Rio Grande do Sul precisa investir em hidrovias e ferrovias para tornar os nossos produtos mais competitivos internacionalmente. “O custo com o transporte teria uma redução superior a 20% e a iniciativa privada quer investir nesses modais", salientou.
Santos considera que a inserção do Rio Grande do Sul no programa de desenvolvimento de ferrovias é vital para que o Estado não fique estagnado no que se refere ao abastecimento de insumos e de escoamento da produção, arcando com custos cada vez mais elevados de transportes e outros entraves que reduzem a competitividade de diversos setores da economia regional.
Além do setor avícola gaúcho, entidades de outros segmentos, como o da suinocultura e de laticínios, assim como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também participaram desse encontro visando fortalecer e incluir o RS no circuito de melhorias das ferrovias brasileiras.
Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS – O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br
Imagem: Tiago José Pereira Neto