Notícias
Filipinas retiram veto a frango brasileiro, mas exigem selo contra Covid em embalagem
09/09/2020
voltar
As Filipinas voltaram atrás e retiraram a suspensão à importação de carne de frango brasileiro. A decisão, segundo a agência Bloomberg, foi tomada após o governo local receber do Brasil garantias de que o país está adotando medidas para prevenir a Covid-19.
Por outro lado, o Departamento de Agricultura das Filipinas informou que exigirá que as embalagens de frango provenientes do Brasil tenham selos que garantam manuseio adequado e rígidas medidas de higiene e controle sanitário do vírus. Caso isso não seja feito, as cargas serão confiscadas.
Na sexta-feira (4/9), o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram nota pedindo a retirada imediata do embargo. Filipinas suspenderam a importação depois que a China notificou um resultado positivo para a Covid-19 em testes realizados em um lote da asa de frango exportada pelo frigorífico da Aurora em Xaxim (SC).
Para o governo brasileiro, o veto ao frango não seguiu os princípios nem os ritos previstos no Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), além de não haver consenso na comunidade científica internacional sobre a transmissão do coronavírus pelos alimentos.
No ano passado, o país foi destino de 63,4 mil toneladas de carne de frango exportada pelo Brasil, 1,5% do total. Nos seis primeiros meses deste ano, contudo, o volume embarcado para o mercado filipino somou 43,8 mil toneladas, volume 70% maior ao registrado em igual período de 2019.
Fonte: Redação Globo Rural
Créditos da Imagem: Fabiano Accorsi/Ed. Globo