Notícias
Frango: o VBP de 2019 segundo os estados produtores
18/02/2020
voltar
No gráfico abaixo, a distribuição do VBP do frango em 2019 por 19 estados produtores: os três da Região Sul, os quatro da Região Sudeste e os três (estados) da Região Centro-Oeste, além de seis estados do Nordeste e três da Região Norte. Ou seja: estão embutidos entre os “Demais” (extremo direito do gráfico) os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima, além do Distrito Federal – sobre os quais não há dados específicos quanto ao VBP registrado.
O gráfico tem por base dados divulgados pelo coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação do Departamento de Financiamento e Informação da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques. Aponta que em 2019 o VBP do frango ficou em pouco mais de R$62,8 bilhões, valor que contou com 58,4% da Região Sul, 20,3% do Sudeste, 14% do Centro-Oeste, 3,8% do Nordeste e 1,8% do Norte (há um resíduo de 1,6% distribuído entre as oito UFs cujo VBP não foi especificado).
Individualmente, a liderança absoluta – quase um terço do VBP total – é do Paraná, cuja receita de 2019 com o frango foi estimada em pouco mais de R$20 bilhões. Seguem-no, na segunda e terceira posições, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com, respectivamente, 13,9% e 12,3% do total. Apresentando variações mínimas, esses índices correspondem ao volume de frangos abatidos sob inspeção, levantado pelo IBGE.
Notar, pela tabela inserida no gráfico, que os 10 estados relacionados à esquerda responderam por cerca de 95% do VBP do frango em 2019. Ou seja: 5% do VBP estiveram distribuídos entre 16 estados mais o Distrito Federal.
Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite