Asgav Notícias

Frango: Volume da exportação brasileira caiu em abril
11/05/2018

voltar
Frango: Volume da exportação brasileira caiu em abril

As exportações de carne de frango somaram 251,2 mil toneladas em abril, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume é menor que o de março, quando foram vendidas ao exterior 376,6 mil toneladas. A retração era esperada pelo setor por causa dos embargos da União Europeia, anunciados em 19 de abril, que retiraram 20 plantas brasileiras da lista de exportadoras de carne de frango para o bloco.
Segundo a ABPA, no primeiro quadrimestre do ano, os embarques totalizaram 1,268 milhão de toneladas, gerando uma receita de 2,085 bilhões de dólares. Em abril, o faturamento das vendas externas foi de 480,5 milhões de dólares, com retração de 109,4 milhões em relação a março. A associação diz que uma mudança de metodologia na compilação de dados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços não permite fazer comparações de percentuais de desempenho das exportações de abril deste ano e de 2017.
O diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, considerou “expressiva” a queda dos embarques em abril, embora acredite que, se a situação se normalizar em curto prazo, será possível recuperar esta perda nos próximos meses. Diante do quadro atual, Santos diz que as plantas gaúchas vêm se adequando às retrações do mercado, reduzindo, por exemplo, número de animais alojados e o ritmo de abates. Explica ainda que as adequações não significam redução de jornadas, demissões e avisos de férias coletivas. “Mas, se a crise perdurar e se a indústria não tiver alternativa, poderá adotar medidas mais drásticas”, admite.

Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Leandro Augusto Hamester / Divulgacao / CP Memória