Asgav Notícias

MILHO - Expectativa de boa produtividade na safra
17/01/2019

voltar
16

Abertura oficial da colheita, maior que a de anos anteriores, está marcada para a semana que vem.

 

Nos próximos dias 24 e 25 de janeiro, a Agropecuária Moreno, em Sossego, distrito de Santo Ângelo, vai sediar a Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul. A projeção para a safra de milho 2018/2019 não é unânime entre as entidades que representam os produtores. Enquanto a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) acredita em alta produtividade nos cerca de 753,9 mil hectares plantados, a Associação dos Produtores de Milho (Apromilho/RS) não descarta uma quebra de 10% a 15% em lavouras de sequeiro do Noroeste.

O presidente da Apromilho, Ricardo Meneghetti, lembra que faltou chuva naquela região do final de novembro até o Natal de 2018, o que deve comprometer o volume da colheita. Meneghetti reconhece, entretanto, que as áreas irrigadas devem atingir uma produtividade acima dos 200 sacos por hectare.

Paulo Pires, presidente da Fecoagro, diz que a expectativa das cooperativas é de uma produtividade significativa tanto nas áreas irrigadas como nas de sequeiro. Segundo o dirigente, o produtor de milho tem apostado na tecnologia nos últimos anos, não apenas com o uso de pivôs, mas também de cultivares e insumos de qualidade. “A cultura tem experimentado um aumento de produção”, destaca Pires.

No ano passado, o Rio Grande do Sul plantou 728 mil hectares de milho e colheu 4,82 milhões de toneladas. Na safra 2018/2019, com mais 25 mil hectares de área, a produção estimada pela Conab é de 5,63 milhões de toneladas. A produtividade da safra passada foi de 6,6 toneladas por hectares. A estimativa para o ciclo atual, que vai até o final de fevereiro, é de 7,4 toneladas por hectare.

 

Fonte: Jornal Correio do Povo

Imagem: Banco de Imagens ASGAV