Asgav Notícias

No Brasil, exportações absorvem 30% da carne de frango produzida em estabelecimentos inspecionados
28/03/2019

voltar
No Brasil, exportações absorvem 30% da carne de frango produzida em estabelecimentos inspecionados

Considerada a carne de frango produzida em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal (dados do IBGE) constata-se que as exportações (dados da SECEX/MDIC) absorveram cerca de 30% do volume total. Assim, da produção apontada pelo IBGE (pouco mais de 13,5 milhões de toneladas), cerca de 9,5 milhões de toneladas do produto permaneceram no mercado interno.

Essa participação varia significativamente conforme o Estado exportador. Santa Catarina, por exemplo, continua mantendo seu “core” exportador, pois no ano passado destinou ao mercado externo quase dois terços de sua produção inspecionada. No lado oposto está o Espírito Santo, que exportou apenas 8% da produção própria. No Paraná, maior produtor e maior exportador, as vendas externas representaram pouco mais de um terço do volume inspecionado.

Na tabela abaixo foram individualizados somente os nove principais exportadores, porquanto a “desidentificação” do IBGE em relação aos estados com menos de três estabelecimentos inspecionados impede as comparações. De toda forma, os estados relacionados responderam por 98,7% do volume exportado em 2018.

Detalhe final: na produção de carne de frango, o Brasil é o país mais dependente do mercado externo. Os EUA, segundo maior exportador mundial do produto, destina às exportações menos de 20% de sua produção.

Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite