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Sessão de Conferência Marketing e Promoção da Conbrasul tem continuidade nesta tarde de terça-feira
14/06/2017
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Nesta terça-feira à tarde, 13 de junho, teve continuidade a Sessão de Conferência Marketing e Promoção da Conbrasul Ovos 2017. O primeiro case apresentado foi "NPE – Um case de sucesso na pasteurização de ovos de mesa", conduzido pelo executivo americano Thomas Neal, da companhia de alimentos Michael Foods, dos Estados Unidos, relativo a National Pasteurized Eggs Incorporation (NPE), case de sucesso de pasteurização de ovos de mesa. "Agregar valor com produtos de ovos é um foco muito importante da nossa empresa", destacou o palestrante.
O processo inovador relatado por Neal garante a pasteurização do ovo em casca sem que ele perca suas características originais e que elimina o risco de contaminação dos ovos por salmonela. Nesse processo, o alimento é exposto a um processo de calor por um tempo específico que pasteuriza o ovo sem coze-lo. Trata-se de um processo totalmente natural, sem utilização de produtos químicos ou radiações. "O resultado é um ovo pasteurizado em casca, muito versátil, seguro e com uma vida de prateleira estendido de 90 dias", resumiu ele na ocasião.
Logo depois, o diretor técnico da Associação Paulista de Avicultura (APA), José Roberto Bottura, apresentou o case "Ovos Promoção e MKT no Estado de São Paulo". Em sua explanação, falou sobre o panorama da avicultura paulista e destacou: "Nossa atividade é buscar a legalização do setor junto aos órgãos competentes. Nosso foco é sanidade e modernização do pátio agrícola de produção de ovos".
Bottura destacou também o convênio da APA com a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, iniciado em 2006, que permite à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) a necessária agilidade nas ações de defesa sanitária e controles da avicultura paulista. "Através deste convênio, a APA tem contratado 11 médicos veterinários e quatro técnicos a serviço e sob a coordenação da CDA-SP para atenção exclusiva ao setor avícola do estado", relatou.
Dentre as ações de promoção e eventos, o diretor técnico destacou o apoio integral à criação, em 2007, do Instituto Ovos Brasil (IOB), a realização do Congresso de Produção e Comercialização de Ovos da APA, por meio do qual a Associação tem estimulado a pesquisa com o produto ovo, premiando quatro categorias de pesquisa, o Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e Jornada Técnica do Sindicato Rural de Bastos, o Concurso de Qualidade de Ovos Bastos, o Curso de Atualização em Avicultura para Postura Comercial na Unesp Jaboticabal, a Comemoração do Dia do Ovo em parceria com o IOB na USP – Campus de Pirassununga, entre outros encontros e iniciativas.
Após o intervalo, o gerente internacional da empresa suíça DSM, Fernando Cisneros, apresentou o case "Como Melhorar a Qualidade do Ovo – Case DSM". Ele explicou que a qualidade do ovo possui componentes relacionados diretamente com biosseguridade, nutrição, integridade da casca, cor e resistência da gema, mas que componentes que não estão relacionados diretamente com o produto também podem influenciar na qualidade dos ovos, tais como: rastreabilidade, logística, marketing, sustentabilidade, bem-estar animal, manejo de produção e alimentação. "O sucesso de uma empresa ou de uma indústria depende de um sistema de qualidade que leva em consideração todos esses elementos", afirmou Cisneros.
Produção até 100 semanas de idade (ciclo único) é possível?
Essa foi a grande questão proposta para reflexão por Adilson Padovan, da Hy Line do Brasil, em sua palestra sobre "Postura até 100 Semanas". Padovan comprovou, por meio de trabalho comparativo desenvolvido pela Hy Line do Brasil, que, sim, as aves poedeiras são capazes de produzir ovos até 100 semanas de idade devido ao seu avanço genético.
Para preparar essas aves para produzir até 100 semanas de idade, ele explicou que é preciso investir basicamente na formação da ave. "Para garantir a qualidade dos ovos, temos que ter uma boa reserva de gordura e uma boa reserva de cálcio e fósforo na formação da ave", esclareceu. "Além das correções de nutrição, o que a gente propõe é a melhoria do manejo", complementou.
Manejo – cria/recria (granjas de postura)
- Alojamento das pintainhas (aquecimento, hidratação, arraçoamento);
- Debicagem;
- Controle de peso e uniformidade;
- Programa de iluminação;
- Densidade;
- Limpeza e desinfecção;
- Seleção de aves;
- Ambiência e ventilação;
- Espaço de comedouros e bebedouros, etc.
"Esses itens têm grande impacto na formação das aves", garantiu Padovan. "O manejo é fundamental para viabilizar a produção de ovos até 100 semanas de idade", concluiu o palestrante.
A última palestra do segundo dia de programação da Conbrasul foi sobre "Uso de nutrição mineral orgânica para aumentar rentabilidade dos produtores de ovos", com a PhD em Nutrição Animal e gerente técnica comercial da Alltech do Brasil, Marlene Schmidt. Um dos focos da apresentação foi a qualidade de ovos para os diferentes segmentos da cadeia de produção de ovos e os fatores que contribuem e/ou afetam a qualidade de ovos.
Marlene ressaltou também as tendências na nutrição mineral para galinhas comercias. "Uma vez que temos genéticas de alta performance, é de fundamental importância fornecermos cada vez mais nutrientes, no caso os minerais orgânicos, mais biodisponíveis, no intuito de acompanhar os avanços de produção das atuais linhagens", afirmou.
A palestrante deixou ainda como mensagem aos produtores de ovos participantes do evento que priorizem sempre a vontade do consumidor, que busca cada vez mais ovos de qualidade. "O produtor de ovos deve estar focado em sua atividade, mas com foco no objetivo final, que é o consumidor. O consumidor só está disposto a pagar mais por aquilo que 'vale' mais", aconselhou.
Assessoria de Comunicação Conbrasul:
Coordenação: Luciana Brambilla Relações Públicas & Imprensa
Conteúdo jornalístico: Cristina Rispoli d'Azevedo